Setur-PE e Empetur lançam guia Rota Rural Pernambuco

Setur-PE e Empetur lançam guia Rota Rural Pernambuco 

Uma viagem por paisagens bucólicas e encantadoras, pela gastronomia farta e todo o universo do interior do Estado. Essa é a proposta do guia Rota Rural Pernambuco, lançado nesta terça-feira (15) pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). O evento aconteceu no Engenho Cuerinha, localizado na área rural da cidade de Nazaré da Mata (Zona da Mata).

O Rota Rural é um guia criado especialmente para os turistas domésticos e estrangeiros que chegam a Pernambuco interessados em conhecer opções turísticas diferenciadas. A iniciativa também pretende estimular os pernambucanos a conhecer o próprio Estado. O roteiro apresenta equipamentos turísticos como engenhos de cana-de-açúcar, igrejas seculares, reservas ecológicas e cachaçarias.

O guia contempla 18 cidades, divididas de acordo com a região. São elas: Recife, na Região Metropolitana; Goiana, Nazaré da Mata, Paudalho, Quipapá, Ribeirão, São Benedito do Sul, Vicência, Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata; Bezerros, Bonito, Camocim de São Félix, Chã Grande, Gravatá, Sairé, Saloá e São Joaquim do Monte, no Agreste e Triunfo, no Sertão. O material traz ainda pontos de destaque com informações sobre visitação, hospedagem e day use de cada equipamento e uma seção com meios de hospedagem cadastrados no Ministério do Turismo.

O roteiro oferece opções de lazer e proporciona uma viagem histórica aos destinos que viveram o auge da produção açucareira no Estado. “Com o Rota Rural Pernambuco, sugerimos uma viagem por nossa história e cultura, através da visita aos antigos engenhos produtores de cana-de-açúcar. As casas grandes, as capelas e as senzalas são verdadeiros símbolos do período, assim como as cachaçarias que preservam até hoje o modo de produção artesanal”, afirma o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa.

Foram produzidos 60 mil exemplares do guia. O material estará disponível gratuitamente nos Centros de Atendimento ao Turista (CATs), localizados em pontos estratégicos do Estado. Com o Rota Rural Pernambuco já são cinco guias lançados pela Setur-PE: Rota 232, Rota Litoral, Rota da Fé e o Pernambuco de 1 a 8 dias, que ganhou, recentemente, versão em Braille. (Leia mais)